O Pilates na melhora das dores

Dia 2 setembro 2011, postado em: Artigos, Últimas Notícias por RS Pilates | 5 Comentários

'O estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam uma má saúde.'O Pilates é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos, devido aos ótimos resultados obtidos fisicamente. O que muitos não sabem é que existem muitos outros benefícios conseguidos com a técnica. O método foi elaborado no começo do século XX, pelo atleta alemão Joseph H. Pilates, como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular.
Para Joseph, o estilo de vida moderno, má postura ocasionam em uma má saúde. Ele, então, estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu o seu nome. Esse método é feito tanto em aparelhos específicos, quando no solo – com o auxílio de bolas. Os exercícios são executados sem pressa, com mínimo impacto, trabalhando a respiração correta e exigindo concentração, diminuindo o desgaste físico e o risco de lesões. Para completar, normalmente no final da aula, o instrutor separa alguns minutos, fazendo técnicas de relaxamento e massagem.

Existem mais de 500 exercícios, os quais estimulam a concentração, respiração, flexibilidade e força muscular, trabalhando, principalmente, a musculatura abdominal – importante na sustentação da coluna -, melhorando a postura e diminuindo as dores na mesma. Com o ganho de consciência corporal e fortalecimento da musculatura de maneira global, o aluno passa a se movimentar de maneira adequada, proporcionando uma melhora das dores e se protegendo de dores futuras.

O Pilates vem ganhando reconhecimento médico no tratamento da dor, devido a um grande número de casos com resultados altamente satisfatórios. Existem relatos de melhora das dores da coluna em pessoas com fibromialgia, em dores causadas pelas tensões do dia-a-dia, dores articulares, além do aumento da autoestima.

Os resultados começam a aparecer com poucas aulas, porém, deve existir uma rotina para a prática e maior eficácia da técnica. São exercícios diferentes e gostosos de serem realizados. Vale a pena procurar um estúdio e fazer uma aula experimental!

Maira Margarida Fonseca – Fisioterapeuta graduada pela Unifenas, especialista em pilates.

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