Pilates para homem? Coisa de macho!

Dia 1 agosto 2011, postado em: Artigos, Últimas Notícias por RS Pilates | 4 Comentários

Josef Pilates - Inventor do método Pilates de condicionamento físico.

Josef Pilates - Inventor do método Pilates de condicionamento físico.

O criador do método foi um guerreiro, literalmente. Foi na guerra que Joseph Pilates desenvolveu sua técnica para recuperar soldados feridos e debilitados. O que explica o fato de tal prática ter caído nas graças do sexo feminino e ser visto com tanta “desconfiança” pelos homens? É certo que tais exercícios são mais suaves, não tem a mesma sensação de desgaste e trabalham certas coisas que não são valorizadas pelos estereotipados “marombeiros”.

Mas postura, alongamento, flexibilidade, tônus, coordenação motora, melhor trabalho circulatório e respiratório, aumento da concentração e relaxamento são de interesse de todos. Vai de encontro àqueles que buscam uma vida mais saudável, uma postura mais elegante e um corpo mais esbelto. Esta busca não é uma exclusividade feminina.

Acredito que, boa parte destes consumidores reprimidos, é conseqüência do preconceito dos brasileiros. O mesmo aconteceu e ainda ocorre, porem em menor intensidade, com o Spining. Diziam que era “coisa de mulher” e não queriam nem se inteirar melhor do assunto. Este quadro vem mudando com o mundo globalizado. Os valores das sociedades mais evoluídas, como a européia, se propagam em uma velocidade exponencial, principalmente entre os indivíduos mais novos.

O aumento acelerado de praticantes de spining do sexo masculino é um fato que evidencia a mudança na aceitação de novas práticas. Até mesmo a legalização da união homo-afetiva no Brasil é um reflexo deste mundo plano e globalizado. Acredito que pouco podemos interferir nesse quadro, mas precisamos interpretar e aproveitar as oportunidades mercadológicas.Também creio que outra parcela significativa de homens não se interessa pela prática do Pilates devido à falta de informação. Nesse aspecto podemos e devemos atuar diretamente. Precisamos informar que no Pilates ele pode ter tudo que é conquistado nos exercícios de carregamento de peso, porém através de posições e de molas. Devemos apresentar também as outras diversas vantagens exclusivas do Pilates que bem conhecemos. Alias, por que não fazer as duas atividades? Na minha modesta opinião, de profissional e praticante, se complementam perfeitamente.

Nós, entusiastas e empreendedores da prática do Pilates, precisamos fazer a leitura correta do momento e atuar em prol da causa. Deixemos que o meio social faça a sua parte. Nas oportunidades e momentos adequados, levemos a informação aonde ela deve chegar, seja pela internet, seja em seu estúdio ou em seu prédio.
Porque não orientar a pratica do Pilates a um aluno que busca, principalmente, definição e aumento da massa muscular em atividades mais exigentes? Porque não produzir e compartilhar na web textos que fomentem a prática do Pilates por homens, idosos, gestantes e todos que podem se beneficiar desta atividade e não o sabem? É o que tenho feito.
Alias, aproveito para convidar nossos leitores a explorarem esse espaço. O Blog da RS Pìlates foi criado para este dialogo e a sua participação é muito importante. Será um grande prazer receber e publicar suas opiniões com relação ao nosso segmento.

4 Respostas para “Pilates para homem? Coisa de macho!”

  • Michele disse:

    Muito interessante!! Parabéns pelo artigo!

  • Ana Cristina disse:

    Gostei do artigo.Sou fisioterapeuta,mas não trabalho diretamente com o Pilates,mas meu marido tem um Stúdio na mesma clinica.Então acompanho de perto o trabalho e tb sou uma praticante do método.Como foi falado,é um trabalho mto completo que trabalha físico e pq não dizer mente tb.Qto aos homens adeptos ao método….há 2 anos e meio qdo meu marido abriu o studio de Pilates,100% dos alunos eram femininos.Mas com o passar do tempo,isso vem mudando e os homens estão se interessando,conhecendo e gostando.

  • Ione disse:

    Adoro Pilates.Faço pra melhorar minha saúde e principlamente minha coluna.
    Bom saber q tb emagrece!!!
    Parabéns pelo artigo!

  • Marcelo Guedes disse:

    Trabalho com Pilates e este tem benefícios e resultados exelentes em várias faixas etárias e tanto no sexo feminino qto masculino.
    Este artigo retrata bem a realidade do nosso país e a relação do homem com determinadas atividades físicas.
    Muito bom!

Deixe uma resposta