Uma abordagem prática na gestão
Nos tempos de hoje, devido à falta de conhecimento com a programação adequada de treinamento físico para gestantes, acabamos por assistir uma margem altíssima de programas que acabam sendo incompletos, incoerentes e preocupantes, visto que as mulheres gestantes é um grupo populacional que necessita de conhecimentos específicos e uma programação de treino adequada para cada período em que elas se encontram.
O que se vê então são programas de treino acionando os músculos isoladamente, com exercícios em apenas um plano de movimento (uniplanares) para obter alguma mudança morfológica no corpo da mãe e, muitas vezes se esquecendo do desenvolvimento do bebê.

LEIA NA INTEGRA

Pilates e os beneficios para hernia de discoAs dores nas costas, também denominadas lombalgias, acometem de 80 a 90% da população em alguma fase de sua vida.
Em geral, a lombalgia é provocada pela degeneração discal ou pela hérnia de disco que podem estar relacionadas a vários fatores como a má postura, esforços decorrentes de atividades físicas excessivas ou inadequadas, excessos de carga, obesidade, carga genética, acidentes, entre outras que podem acabar deformando a estrutura da coluna.
A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

LEIA NA INTEGRA

Método PilatesDe acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) em seu documento “Envelhecimento ativo: Uma política de saúde”, uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas.
Assim, o Método Pilates estaria enquadrado neste contexto para prevenção primária, secundária e terciária da saúde. O Método Pilates foi idealizado por Joseph Pilates e é um programa completo de condicionamento físico e mental que tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço, através da integração do movimento, a partir do centro estável. Trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva (Steers, 2006).

Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, e é o equilíbrio desses dois mundos. Do Oriente, Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente.

LEIA NA INTEGRA

'O estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam uma má saúde.'O Pilates é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos, devido aos ótimos resultados obtidos fisicamente. O que muitos não sabem é que existem muitos outros benefícios conseguidos com a técnica. O método foi elaborado no começo do século XX, pelo atleta alemão Joseph H. Pilates, como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular.
Para Joseph, o estilo de vida moderno, má postura ocasionam em uma má saúde. Ele, então, estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu o seu nome. Esse método é feito tanto em aparelhos específicos, quando no solo – com o auxílio de bolas. Os exercícios são executados sem pressa, com mínimo impacto, trabalhando a respiração correta e exigindo concentração, diminuindo o desgaste físico e o risco de lesões. Para completar, normalmente no final da aula, o instrutor separa alguns minutos, fazendo técnicas de relaxamento e massagem.

LEIA NA INTEGRA

Josef Pilates - Inventor do método Pilates de condicionamento físico.

Josef Pilates - Inventor do método Pilates de condicionamento físico.

O criador do método foi um guerreiro, literalmente. Foi na guerra que Joseph Pilates desenvolveu sua técnica para recuperar soldados feridos e debilitados. O que explica o fato de tal prática ter caído nas graças do sexo feminino e ser visto com tanta “desconfiança” pelos homens? É certo que tais exercícios são mais suaves, não tem a mesma sensação de desgaste e trabalham certas coisas que não são valorizadas pelos estereotipados “marombeiros”.
Mas postura, alongamento, flexibilidade, tônus, coordenação motora, melhor trabalho circulatório e respiratório, aumento da concentração e relaxamento são de interesse de todos. Vai de encontro àqueles que buscam uma vida mais saudável, uma postura mais elegante e um corpo mais esbelto. Esta busca não é uma exclusividade feminina.

LEIA NA INTEGRA

O Pilates, tratado de forma mais física que terapêutica, apresenta grandes resultados na perda de calorias...

"O Pilates, tratado de forma mais física que terapêutica, apresenta grandes resultados na perda de calorias..."


Esse é um dos grandes questionamentos que recebo desde que comecei a instruir praticantes de Pilates: afinal, Pilates emagrece?
Por ser um estilo de atividade que mescla uma espécie de “exercício fisioterápico” com academia, acaba gerando está dúvida nas pessoas.
A resposta que sempre dou é que sim! O Pilates, tratado de forma mais física que terapêutica, apresenta grandes resultados na perda de calorias e ainda atua na correção e construção da postura que fará com que seu praticante apresente um corpo mais “sintonizado” com sua posição no espaço. Alem disso, proporciona uma efetiva definição e aumento do tônus muscular.
Para muitos clientes em potencial, malhar em academia já não é mais uma opção. Alguns já sofreram muito com tentativas frustrantes. Outros tantos não freqüentam academia por não gostarem do ambiente ou por timidez.

LEIA NA INTEGRA

blog-rspilates

Eu sou Júnior Rezende, fisioterapeuta com pós-graduação em RPG, Osteopatia Estrutural, Acupuntura, Pilates (aparelhos e solo) e Homeopatia (em formação). Entusiasta, praticante e instrutor do método de Joseph Pilates.
Criei este blog para compartilhar opiniões e informações com pessoas interessadas por esta prática que tanto cresce no Brasil.

Freqüentemente vou produzir e publicar textos acerca deste assunto neste nosso espaço. Fique a vontade para copiar, distribuir e publicar conforme lhe convir. Se desejar receber estes conteúdos em primeira mão no seu e-mail, basta assinar nossa Newsletter.

Alias, fiquem a vontade para fazer o que quiser. Enviem seus textos, vídeos, fotos, critiquem, opinem, contraponham, a casa é de quem quiser! Teremos muito prazer em publicar tudo o que nos for enviado!

Fique à vontade. Participe!

Assine nossa newsletter


rspilatesrspilates: Entenda a carga horária dos cursos de Pilates que você escolher. http://t.co/euQyKOYg Sigam o nosso Twitter e fique por dentro @rspilates
82 months ago
rspilatesrspilates: Bom dia seguidores. Vejam nosso novo artigo e façam seus cometários. http://t.co/ShuUE1Q "O Pilates na melhora das dores"
82 months ago